Carregando agora

Jackie Chan – 5 Lesões do Ator em Filmes

Com uma carreira notável e sem usar dublês algumas lesões eram esperadas

Jackie Chan – Foto: Montagem LR/MUBI/El País

Chan Kong-sang, mais conhecido como Jackie Chan, é um renomado ator, produtor, roteirista, coreógrafo, diretor de cinema, cantor e especialista em artes marciais de Hong Kong. Nascido em 7 de abril de 1954, ele é o Embaixador da Boa Vontade da UNICEF. Jackie Chan estudou hapkido e diversos estilos de Kung Fu, como Drunken Fist, Wing Chun, Shaolin do Norte, Monkey Style e Wushu moderno.

Um dos fatores-chave para o sucesso de Jackie Chan é seu carisma com o público, mas seu estilo original de fazer filmes também desempenha um papel crucial em sua carreira. Ele é conhecido por incorporar uma grande variedade de objetos em suas cenas de luta, como cadeiras, mesas, lâmpadas e cordas. Além disso, ele é famoso por realizar suas próprias cenas de ação, dispensando o uso de dublês, o que resultou em várias lesões ao longo de sua carreira.

Veja 5 vezes onde o ator se machucou de verdade

1 – Crânio Fraturado – A Armadura de Deus (1986)

Jackie Chan em imagem do filme “A armadura de deus (1986) / Crédito: Celestial Pictures (divulgação)

A ex-namorada de Asian Hawk (Jackie Chan), um caçador de tesouros, e atual de seu melhor amigo, é sequestrada por vilões. Para ajudar a resgatá-la, ele precisará encontrar a Armadura de Deus, que torna quem a usa invencível.​

Chan literalmente arriscou sua vida ao filmar uma cena onde ele caiu de cabeça do alto de uma muralha de um castelo em uma pilha de pedras, no qual acabou fraturando o crânio! Surpreendentemente, ele refez a cena após o acidente inicial. Esta ousadia reflete a dedicação e o comprometimento de Jackie Chan com suas cenas de ação.

2 – Dente Arrancado – Punhos de Serpente (1978)

Jackie Chan em imagem do filme “Punhos de Serpente (1978) / Crédito: Fortune Star Media (divulgação)

Chien Fu é um jovem órfão que trabalha como faxineiro em uma academia de Kung Fu, onde é constantemente espancado pelos professores. Sua sorte muda quando encontra um velho mestre que o ensina as técnicas do Estilo do Punho da Serpente, permitindo-lhe defender-se e proteger a escola.

Em uma cena de luta memorável, Hwang Jang-Lee desfere um poderoso chute que acaba arrancando um dente de Jackie Chan. Surpreendentemente, essa cena acabou sendo incluída no filme, mostrando o personagem de Jackie sem o dente perdido. Essa adição inesperada adicionou um toque autêntico à cena e ressaltou a intensidade e realismo das habilidades de luta dos atores envolvidos

3 – Garganta Esmagada – O Jovem Mestre do Kung Fu (1980)

Jackie Chan em imagem do filme “O Jovem Mestre do Kung Fu (1980) / Crédito: Celestial Pictures (divulgação)

Jovem lutador resolve limpar o nome de seu mestre e de seu melhor amigo, acusado de traição, além de recuperar a própria reputação, e para isso parte para o contra-ataque usando toda a sua habilidade nas lutas marciais.

Durante as filmagens, ocorreu um acidente que resultou em uma lesão na garganta de Jackie Chan, embora os detalhes exatos do incidente permaneçam incertos. Essa lesão teve um impacto na saúde do ator que hoje, evita esforços desnecessários e até mesmo chega a usar um colete ortopédico fora da vista do público. Essa experiência demonstra os riscos envolvidos no trabalho de atores de ação.

4 – Tornozelo Quebrado – Arrebentando em Nova York (1995)

Jackie Chan em imagem do filme “Arrebentando em Nova York (1995) / Crédito: Warner Bros. Discovery (divulgação)

Keung (Jackie Chan) viaja a Nova Iorque para assistir ao casamento do seu tio Bill, mas descobre que ele vai vender seu mercado para Elaine (Anita Mui). Assim que ela compra o mercado, uma gangue de motoqueiros invade a loja e começa a roubar alguns produtos. Keung não consegue ficar parado e logo parte pra cima deles

Durante as filmagens, Jackie Chan quebrou seu tornozelo direito ao saltar em direção a um hovercraft em movimento. Apesar do acidente, ele retornou do hospital e continuou a gravar, improvisando ao usar uma meia pintada para simular um tênis sobre o gesso.

5 – Maçã do Rosto Deslocada – Police Story 3 – Supercop (1992)

Jackie Chan em imagem do filme “Police Story 3 – Supercop (1992) / Crédito: Paramount Pictures (divulgação)

Um policial de Hong Kong, Chia Chu, é enviado à China para intervir contra uma organização de tráfico de drogas. Depois de libertar o irmão do traficante da prisão, ele e outra agente (uma bela policial comunista) são levados para Hong Kong para trabalhar para o sindicato.

Durante uma cena de luta Jackie Chan cai de um corrimão e bate o rosto em uma barra de metal. Tal acidente deslocou sua maça do rosto, entrando para a lista das diversas lesões que o ator sofreu em sua carreira.

Jackie Chan sem dúvidas é um dos atores mais queridos do público, seja por sua carreira fenomenal ou por sua simpatia com os fãs, o mesmo sempre é lembrado por seus filmes de luta, cenas de ação e a comédia que sempre o acompanha. Essas são apenas algumas das lesões que uma vida dedicada aos filmes lhe trouxe. Sua carreira não pode ser descrita por menos que brilhante e seus feitos são dignos de um super herói da vida real.

Qual seu filme favorito de nosso grande astro?

Share this content:

Publicar comentário